terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Terror no X-Box, parte 2

Começo agora a parte 2 do post anterior, não é necessário ler a parte 1, são jogos diferentes, na parte 1, comentei sobre o jogo Left 4 Dead, da Valve, ótimo jogo Multiplayer, tenso, dinâmico e bem feito. Nesta parte 2, vou falar de Dead Space, que foca mais (100%) o single player.

Em Dead Space, você encarna Isaac Clarke (mistura do nome Isaac Asimov e Artur Clarke, escritores de ficção cientifica), um engenheiro que vai para um planeta investigar alguns defeitos dos equipamentos. equipado com uma armadura resistente ao vácuo, e outras intempéries e uma pistola de corte, para executar as tarefas necessárias, nos mais diversos ambientes. quando então, ele e sua equipe descobrem o que está acontecendo, aos poucos, e Isaac tem que usar sua pistola de corte e sua armadura para sair de lá com vida. Basicamente e sem spoilers, os operários e habitantes das instalações morreram e sofreram mutações, como zumbis, mas distorcidos, e agressivos (chamados necromorfos). Cenas, situações e acões aflitivas, balanceadas com puzzles, belas tomadas do espaço (se você estiver usando uma HDTV) e aparatos tecnológicos que só podemos imaginar.

A jogabilidade acho que é o maior trunfo do jogo, na cena ao lado temos uma tela normal do jogo, dentro de um menu, na verdade não estamos no menu, o menu é que esta fora do sistema,  o menu é um holograma que anda junto com você, a munição da arma é um holograma mostrado na própria arma, a barra de vida é este tubo na coluna dele, e aquela metade de disco, nas costas próxima ao tubo de vida é a energia da armadura, usada para alguns truques como campos eletromagnéticos (pode ser util) e algo chamado campo stasis, em que o alvo fica beeem lento, pode ser uma serra, uma engrenagem (elementos comuns para engenheiros) ou um zumbi freak. Resumindo, não há absolutamente NADA no jogo que não esteja no jogo, isso aumenta o envolvimento do jogador com o jogo, essencial para um jogo de terror.
Outra sacada é a estratégia, não é apenas atirar na cabeça, mesmo por que muitos monstros não tem cabeça, ou a cabeça não e tão importante. E como a arma é uma maquina de corte (que oferece opção vertical e horizontal), existe o que eles chamam de desmembramento estratégico, em vez de gastar 5 tiros com o desgraçado, arranque as pernas com um único tiro, e um ultimo golpe para finalizar, feito, 2 tiros.

Como não pode faltar, novas armas, upgrades em armas antias, upgrades na armadura tudo isso existe, com um sistema de pontos complexo, mas fácil e intuitivo (que nem o metro de São Paulo), você escolhe como vai melhorar seus equipamentos.

O realismo é impecável (e olha que eu sou ótimo pra bugar jogos) bastante sangue, e algo que está surgindo recentemente no mercado, carne, músculos, vísceras o jogo só não é nojento por que estamos todos preocupados demais nos assustando e sobrevivendo.

Um dos melhores jogos de terror da atualidade, se não o melhor!

Dead Space é um jogo da Eletronic Art Games (EA) e está disponível para X-Box e Playstation 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário